sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Eu, o CFC e o Detran

Foi quase impossível não recordar minha novela para retirar uma CNH depois do dia de ontem. O Ministério Público (MP) de Goiás, em parceria com as polícias do estado, deflagrou a operação Cartas Marcadas. Tinha a esperança de encontrar na lista pelo menos um nome conhecido, afinal, depois de quase um ano lutando para ter a minha carteira, sei que esquemas existem dentro do órgão. Mas não vi nem mesmo descrito o esquema de compra de carteira do qual me ofereceram. 
Quantos esquemas existem dentro do Detran-GO? Quantas formas possíveis de reprovação existem? E quais as formas de extorquir os alunos? Achei bem caro, R$ 2,5 mil a 3 mil o valor das carteiras, afinal, me ofereceram uma por R$ 900. Calma, eu não aceitei, mas isso me custou quase um ano de espera pela tramitação do processo dentro Detran-GO. Um desses fantasmas conseguiram, acredite, desaparecer com uma das provas de volante que fiz. E como não existe recibo de prova de volante, é apenas a sua palavra contra a do instrutor, a minha prova ficou perdida, em dezembro, de 2009 para nunca mais voltar.
A verdade é que acabei tendo que passar de novo na prova de direção, fato que ocorreu, no dia 30/06/2010. E por mais bizarro que possa parecer naquele dia, mais uma vez, o meu processo desapareceu e só foi reaparecer no fim do dia, depois que todos tinham feito suas provas. Fui a ultima a entrar no carro e fiz a prova, com fome, com raiva e com muito medo. Desta vez, a perna não tremeu e nem as setas foram esquecidas. A raiva era tanta que ativou algo que me deixou mais eficiente que o normal. Depois disso tudo, foram 76 dias de espera.

O que parecia apenas uma sucessão de erros, agora, me parece mais como uma armadilha. No fundo acredito que eles queriam apenas a liberação de uma "caixinha" para  que o processo voltasse a correr. Entre entrar no jogo e passar enumeras vergonhas, fiquei com a vergonha, pois depois de um tempo a minha histórias parecia mais uma estória. O fato de ter sido aprovada no volante pela UEG parecia com uma lenda urbana.

Hoje, estou feliz, por ter conquistado a carteira do jeito mais integro que poderia ter, passando na 7° prova de volante. E enquanto uma jovem motorista estou bem melhor que na semana passada. E hoje, melhor que ontem, mas acreditem dirigir neste trânsito caótico, ou melhor, aprender a dirigir nele tem sido uma tarefa  no mínimo estressante, permeada com pequenos momentos de prazer.

obs: O meu processo para retirada da CNH foi aberto em 2006. Mas, apenas em outubro do ano passado é que decidi fazer as provas de volante.

Nenhum comentário: