sábado, 19 de maio de 2012

Aniversário em Portugal

As férias foram rápidas e suficientes para serem inesquecíveis. A Europa é mesmo um continente iluminado de cultura, sabores, conhecimento e belezas. O melhor foi ter ficado alguns dias na casa de uma família portuguesa  e compartilhado com eles dias de trabalho, folga, almoços, aniversários e muito carinho. Saber que os nossos colonizadores são tão iguais e ao mesmo tempo diferentes de nós, foi gostoso,  pois me fez ver que o sentido de família é universal. O amor que temos por pai, mãe e irmãos não se congela com o clima gelado daquele continente, muito pelo contrário, os laços são tão fortes como os que conhecemos aqui. 
E é na mesa que toda esta confraternização ocorre. Como eles gostam de compartilhar os momentos com sabores. Acho que a cozinha lá é tão maravilhosa pelo círculo de amor formado entorno de uma mesa. É o vinho, o pão, o salame, o bacalhau, a sobremesa e tantas coisas para tornar aquele momento eterno que ficar próximo a mesa é um rito de paixão pela vida. 
A família que abriu sua casa para nós brasileiras, Ana e Amalia, tinha dois filhos fora de casa, Hugo e Alexandra. Os dois moram em outro país. Hugo na Inglaterra e Alexandra no Brasil, na casa dos meus avós, aqui em Goiania. Em momentos de festa Hugo e Alexandra moram na casa da irmã Ana, em Lisboa-Portugal, em cima da mesa pela janela da tecnologia, que os permite participar da refeição em família, cada um em uma ponta da mesa, em uma tela do computador. Eles compartilham, ao seu modo, daquele momento família, que os permite estar perto da mãe em mais um aniversário. 

Um comentário:

Lian Tai disse...

E o melhor das refeições é esse gosto de aconchego...