quarta-feira, 31 de março de 2010

Natal para quem já foi de lá




Quem sou eu? Talvez esta seja uma pergunta que tenhamos que nos fazer. Lembrar e encontrar passados que definitivamente ficaram escondidos, essa foi a missão para o meu início de 2010. Nesses últimos 15 dias tive até um choque de lembranças, abriram em mim gavetas das quais eu havia perdido até as chaves...
Eu não consegui dormir na véspera da ida para Natal. Eu não consegui dormir depois que cheguei lá, eu não consegui parar as minhas pernas, a minha alma e as minhas lembranças, enquanto percorria os becos, ruas e aquela praia que portanto tempo foram odiados por minha memória.
Eu não consegui reencontrar nenhum colega portiguar, mas pude por sorte do destino olhar novamente nos olhos de outros goianos que se perderam e reencontraram em sonhos pela aquela terra encantada.
Em um dos últimos dias em Natal, na "minha Ponta Negra", eu pude chorar tudo pelo que eu já nem sabia mais pelo que eu chorava. E se existe Deus e anjos da guarda eles pegaram, definitivamente, nas minhas mãos assim que completei 15 anos. Foram eles que nos livraram de tantas coisas ruins que aqui é impossível numera-las sem expor os amigos que por lá ficaram.
Apesar de saber de tudo que perdi eu não sabia o quanto eu ganhei, porque o Rio Grande do Norte é uma daquelas terras encantadoras que só existem nos melhores contos de fadas. Se eu voltaria a Natal? Definitivamente sim, pois ainda vou levar meus filhos e netos naquele lugar, porque foi lá que eu aprendi a ser gente.

Nessas férias eu andei tanto que posso dizer sem medo de errar que Natal é um dos melhores lugares do mundo para se conhecer o mar. Eu não amo o Rio Grande do Norte e nem o odeio porque ele simplesmente é um pedaço de mim.
Afinal, quem sou eu? Uma mulher renovada que encontrou uma das muitas perguntas das quais eu não tinha uma reposta.

( Na foto um dos becos da praia de Ponta Negra que dão acesso a Vila de Ponta Negra. Para quem não sabe, eu morei na vila entre os anos de 1994-1997)

Um comentário:

Maria Cristina disse...

Profundo Ana... Mas a volta por cima é o melhor de tudo né?! bjoss